

Exposições
(onlines incluído) baseadas em Projetos de Pesquisa derivados da lei.
“Arte é uma maneira de fazer possível o que se tem por impossível.”
R. S. Levy
POLOS:
PAISAGEM E PATRIMÔNIO.
Os polos são hoje considerados pelos nossos contemporâneos como um patrimônio planetário cujo futuro é da conta de todos.
(194 / 2005/ 1 Norois Journals.openedition.org)

berna
Colagem e costura sobre papel, 30 x 41cm. 2017

berna
Colagem e costura sobre papel, 30 x 41 cm. 2011


A inspiração para projetar o flacon (vidro) de O S F R E S I A - nas geleiras polares. Destacam-se enormes blocos de gelo chamados icebergs, que se movem lentamente em direção das zonas temperadas, impelidos pelas correntes marinhas. As geleiras polares têm proporções assustadoras: sua parte emersa pode apresentar uma centena de metros de altura; a parte imersa é quase oito vezes superior a ela, dizem os cientistas.
Fluidos polares. Os cientistas ensinam que o mar modifica o clima e, em comparação com as florestas que, até o século XX eram cheias de obstáculos e perigos, o homem agora se depara com um mar nada aliado e fácil de vencer; pois, que, a presença de icebergs, imensos blocos de gelo que vagueiam e flutuam para além dos mares setentrionais, está a exigir novos recursos da técnica moderna do século XXI. Com o andar do tempo, a certeza tomará conta de nós: as neves e as geleiras não são mais eternas.
E tudo obra da mudança climática...
Se então antes o homem conseguia disciplinar com certa facilidade as ondas violentas, as marés, as correntes que alteravam e destruíram o perfil das costas. Hoje estas obras selvagens da natureza estão a exigir muito mais que diques e faróis. Em nossas vidas, os ruídos são alarmantes e nos dão sinais de que não temos nenhuma segurança, e que não podemos “cheirar” as geleiras polares e os icebergs errantes, apenas usando a velha fórmula do prendedor de roupa. Dispensando a necessidade de olfato. O olfato - dizem os estudiosos no assunto - é o mais vigilante dos nossos sentidos, sempre alerta, como os gansos do Capitólio (Oies du Capitole). É isso que precisamos agora. As consequências disso se estenderão às dimensões cósmicas.

Crédito: Berna.
Os insetos e o vento têm grande influência
na reprodução das plantas

O local e o universal nos polos
A r t e o l f a t i v a
p r o j e t o de BERNA


Cartografia
cactographie
Porque as aves não hibernam, mas migram. E se migram... percebem quando devem regressar.
2019 Berna

2014 Berna. O valor dos ventos - da série Composição 2050, colagem na obra de Vincent Van Gogh.
CARTA DE INVERTEBRADOS
nos anexos II e III da convenção de 1988 e sua influência nas legislações nacionais


Devastadores: acumulação de pesticidas persistentes altamente tóxicos na biosfera, multiplicação de casos de resistência de espécies-alvo, colapso das populações dos seus antagonistas e enfraquecimento das dos seus predadores, em particular dos vertebrados.

Crédito Berna. 2011.



2nd Engraving Garzapapel International Contest






2014 Berna. Colagem sobre papel
“Por acréscimo, e diferentemente de outros instantes cruciais na história, esta é a primeira vez que o homem se tornou completamente problemático;… além de não saber o que é, agora sabe que não o sabe. Como é que, em tais circunstâncias de catástrofe universal, a literatura pode não estar impregnada de preocupação metafísica? Pois é um erro imaginar que a metafísica se encontra unicamente nos vastos tratados filosóficos, quando, como observou Nietzsche, a encontramos na rua, nas tribulações do modesto homem de todos os dias.” (Autor: 1982.)

L'instant impressionniste.
Para comemorar, o maior dos nossos pintores.
Combinando impressionismo e naïf.
Na dimensão olfativa...


Ar Província

by chez manezinha
https://issuu.com/chezmanezinha
Atelier Laelia Purpurata
feito à mão
“Depois que mudei de roupa, para uma minha que meu sobrinho me trouxe de casa, como não soubesse onde era o meu alojamento, eu fiquei no corredor à espera do inspetor Malone, que mo designasse, a fim de descansar um pouco na cama até à hora do jantar.
Nisto, um doente, trajando com certo aplomb uma roupa caseira, tendo até ao peito uma flor vulgar, uma flor do mato, como diz o povo,...”.
(Lima Barreto, Cemitério dos vivos.)
“Passa pelas portas da venda uma singular rapariga. Ë branca e de boas feições. Notei-lhe o cuidado em ter sempre um vestido por dia, observando ao mesmo tempo que eles eram feitos de velhas roupas. Todas as manhãs, ela vai não sei onde e traz habitualmente na mão direita um bouquet feito de miseráveis flores silvestres.” (Manel Capineiro. Contos de Lima Barreto. In: Revista Sousa Cruz, Rio, maio 1921)

2025 Berna. Título: À extreme délicatesse. Colagem e bordado sobre papel reciclado, 50 x 70cm.
LEI Nº 15.005, DE 17 DE OUTUBRO DE 2024
Reconhece o artesanato em capim dourado como manifestação da cultura nacional.
Da Florianópolis ao Círculo Polar Ártico.
O Ártico amarelo e azul na arte de Berna.

2023 Berna. Colagem sobre papel, 56 x 56 cm.
Lapidando minhas ideias olfativas...


2025 Berna. Pintura e colagem sobre tecido cru, 58 x 75cm.


