

Ensaio em livros na direção a um DIREITO POLAR







A capacidade criadora dos nossos homens de letras. “Florianópolis, como sede do pensamento catarinense, sempre se ressentiu de meios que lhe permitissem criar um ambiente propício ao florescimento das coisas do espírito. Até a poucos anos não possuíamos, ali, já não falo em uma faculdade de filosofia, de que somente agora se está cogitando, mas nem mesmo de quaisquer outras escolas superiores, que é, geralmente, de onde saem os germes dos movimentos de criação e renovação nos caminhos da arte. Por isso não surpreende que os maiores nomes das letras catarinenses sejam quase todos autodidatas, o que aliás não lhes diminui o mérito, antes o eleva se levarmos em conta as dificuldades que tiveram de vencer para superar, com o esforço próprio, a falta de magistério superior e as naturais deficiências do meio.
A carência desses elementos explica o malogro da Capital com núcleo intelectual capaz de irradiar os seus influxos sobre todo o Estado e de captar as mensagens dos movimentos de renovação literária cujo eco nos vem de fora. O movimento modernista, por exemplo, irrompido em São Paulo em 1922, e que encontrou a mais larga repercussão em outros Estados, estimulando jovens escritores e imprimindo um sentido novo às nossas fórmulas literárias, não chegou a encrespar as águas tranquilas e azuladas da vida intelectual da antiga Desterro.”. (Nereu Corrêa, 1953)


















Coleção M3 Série Tangerina Série Osfresia Série X,Y,Z,T
Para saber mais: https://issuu.com/direitoecologicooubelamentecosmicoolfati





Este livro também é enriquecido com ilustrações extraídas de livros de história natura, enciclopédias e dicionários ilustrados.



DIREITO POLAR POR IMAGEM.
"Mar de gelo"
Desertos de gelo.
"Preocupa-se a Ciência com os mistérios que ainda envolvem as extremidades do eixo racional da Terra."
"Diz-nos o eminente geógrafo Veiga Cabral:
'A vegetação é pobre no Polo Norte onde não se encontram florestas, mas apenas musgos, líquenes, estevas, salgueiros e algumas flores. Como principais animais representantes da fauna convém citar: ursos brancos, renas, raposas, focas, leões marinhos, baleias, perdizes e cegonhas.'"
"Importante expedição científica ao Polo Norte foi realizada em 1951, pelo navio inglês Cook. Percorrendo cerca de 20 000 milhas marítimas, o barco provido de grande quebra-gelos ultrapassou o local em que Peary, em 1909, desfraldou o pavilhão norte-americano. Entre as ilhas Spitzberg e Scapa Flow descobriram os cientistas duas montanhas submersas. Investigando o curiosos achado, a tripulação do Cook observou que essas montanhas estão a 4 000 metros abaixo do nível do mar e a distância entre elas é de 3 700 metros, aproximadamente.
Deseja o mundo científico confirmar a teoria segundo a qual a região ártica (ilha Spitzberg) era antigamente tropical, com temperatura idêntica à da África do Norte."

"Depois que Robert Peary descobriu o Polo Norte foi que a primeira expedição, sob o comando do inglês James Cook, chegou a 71° de latitude do Polo Sul, que ainda é um mistério para o mundo.
O Polo Sul é o maior deserto de gelo da Terra. Sua área é calculada em 14 000 000 de quilômetros quadrados (aproximadamente três vezes o espaço ocupado pelo famoso Saara). Só os pinguins vivem nas terras antárticas. Calcula-se que só na ilha de Dassen existem cerca de 5 000 000 dessas aves que só se alimentam de peixes. À aproximação do visitante, os pinguins alinham-se em duas ou mais fileiras, num espetáculo curiosos." (Autor: 1960.)


The sense of smell derived from the law, or the odors and perfumes derived from the law. Berna project
Odores e perfumes derivados da lei.

Drawing and collage on paper presentation. Projeto e ilustração de Berna.
Chamada para Resumos para o 17º Simpósio de Direito Polar de 23 a 25 de setembro de 2024 Östersund, Suécia
A verdade é que, em face das turbulências climáticas e de uma época antropoceno, em que podemos, a qualquer momento, nos deparar com um urso errante, chegaremos ao mesmo resultado; … mas… quando?
Sem esperança ninguém pode viver, já estaria extinta a vida nesta terra. Disse um poeta.
2025

2017 Série “Constitucionalismo Poético” – grandes proporções no céu. Fotografia, colagem e recurso digital.


FLAGELO DA NATUREZA
Simum
Alude
Incêndio
Terremoto
Erupção de vulcão
Inundação
Explosão de grisu
Iciberg
METEORO
Arco-íris
Aurora boreal
Estrela cadente – Aerólito
Halo
Raio
Tromba d´água
Nevoeiro
Neve
Tempestade.

"Quando os terremotos se verificam nas proximidades do mar, enormes massas de água dirigem-se para a terra, em forma de ondas, agitando e destruindo tudo."
Destroem eles, em poucos segundos, o que o homem edificou pacientemente durante anos e séculos. (Autor: 1977)
A imagem extraída do livro deste autor, remete a Katsushika Hokusai (1760-1849) pintou A Grande Onda. A Grande Onda de Kanagawa.
Isto não é um cartão-postal.

Ilustração de Enciclopédia Ilustrada de História de Arte, 1970.

Agenda 21 Global
Capítulo 17
CONFERÊNCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO
[...]
CAPÍTULO 17
PROTEÇÃO DOS OCEANOS, DE TODOS OS TIPOS DE MARES -- INCLUSIVE MARES FECHADOS E SEMIFECHADOS -- E DAS ZONAS COSTEIRAS, E PROTEÇÃO, USO RACIONAL E DESENVOLVIMENTO DE SEUS RECURSOS VIVOS.