top of page


Biografia
CNPq Currículo Lattes : Bernadete Ferreira Farias
Doutorado em Direito Ambiental pelo Université Robert Schuman Strasbourg III, França(1991






PAN´ART; Baln. camboriú/SC, 1982: SCNA, MASC Apresentou projeto de Artesanato e Cestaria do Programa Bolsa Trabalho / Arte 82, promovodo pela UFSC, p. 121. Indicada Catarinense das Artes Plásticas Nanky Therezinha Bortolim Masc: 2001.

Que belo que isto é!

A dissertação apresentada ao Curso de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC como requisito à obtenção do título de mestre em Direito do Estado, 1986, tendo por orientador o Professor Dr. Osni de Medeiros Régis (1917-1991), tem como título ESTADO, DIREITO E AGROTÓXICOS NA SOCIEDADE CATARINENSE: UM ENFOQUE POLÍTICO JURÍDICO.
A originalidade da dissertação em centro acadêmico jurídico sustenta-se pelo método utilizado até então inovador – o estudo de caso. Vale lembrar que a dissertação de mestrado é de autoria de quem vê arte em tudo, porém, sequer imaginava-se a relação sensorial que estava presente ao ato de dissertar.
À época inovou sim, e muito inclusive, não só quanto à metodologia de estudo, destaca-se a banca examinadora que contou com a presença de um cientista das ciências agronômicas, digno de homenagear: Professora Mestre Anne Lore Schroeder.
A primeira banca examinadora de visão interdisciplinar a ser formada neste Curso de Pós-Graduação em Direito – CPGD. O enfoque político jurídico da dissertação está embasado na disciplina Política Jurídica ministrada pelo Professor Doutor Osvaldo Ferreira de Melo, no Curso de Pòs-Graduação da UFSC.
A disciplina à época abriu espaço às mentes criativas, caso tenhas interesse no assunto, leitor, ver a revista Sequência, Florianópolis, n°7, junho de 1983, p. 9-15; Sequência Ano I 2° semestre 1980, p.27-32.




Trazer à memória
o Professor Doutor Osni de MEDEIROS REGES (1917-1991) e
o Professor Osvaldo FERREIRA DE MELO (1929-2011);
O Professor FLAUSS, J-FRANÇOIS, diretor de tese na Universidade de Strasbourg – França. Digno de homenagear a professora das ciências agronômicas Mestre ANNE LORE SCHROEDER.


PARANÁ JUDICIÁRIO Volume 40 Julho/Dezembro P.416 1992.
OBRAS: Ponte Hercílio Luz, colagem; Tour Eiffel, bordado sobre foto; Capítulo da Cultura e osfresia, colagem.





2001 - 2002 Pós-doutorado no Centre de Droit de l´Environnement Strasbourg France

Um lugar no coração? Pois não, sim. Direi porque. Aos vinte e quatro anos, bacharel em direito, feito o mestrado, aspirei o doutorado. A CAPES, via concurso público, oportunizou-me anseio e desejo. Em busca do título, escolhi a "Vila de Strasbourg", em França. Fiz escolha feliz. Doutorei-me em Direito Ambiental revelando-me Strasbourg - uma graça de vila - e a percorrer, nas férias, a Europa circunvizinha. Impregnei-me de artes e saberes, capacitando-me do novo e aprendendo o antigo; frequentei museus, assisti óperas, vivi o campo, o litoral e o espaço urbano de VILAS líricas e formosas no secular de suas infindáveis surpresas. Nenhuma, no entanto, capaz de arrebatar-me o alumbramento por Strasbourg. Nenhum riozinho vi mais graciosos, encantador ou flamante que o ILL, sobre o qual ela, a "Vila", debruça-se a espiar o vale e suas montanhas; linda de jamais olvidar-se, Strasbourg é um sonho que vivi. Trago-o na retina. Mas em contraponto, no coração, o que trago mesmo é a visão deslumbrada de minha pequenina Florianópolis, encharcada de luz, mar e cores num intermezzo de vida e paixão soberbamente inesgotáveis. Entre Strasbourg e a minha Ilha - repousa, sem dúvida, o meu querer; entretanto, se desejo novamente partir, é para mais amoravelmente alentar o desejo de retorno a minha Ilha - recanto de Deus no aconchego do Brasil.

















Autorretrato. Momento, instante. Narração da vida de uma pessoa, escrita por ela mesma, isto é, descrição da própria vida. Retratar-se a si mesmo. Trazendo consigo uma artista.
bottom of page